O Homem x O Meio Ambiente

O que estamos fazendo?   

"Nos últimos séculos a população humana só tem aumentado, e numa proporção ainda maior, tem aumentado de forma impressionante a nossa tecnologia, que nos disponibiliza inúmeras ferramentas, tornando-nos capazes de alterar tudo à nossa volta.No mesmo ritmo frenético em que a tecnologia avança, temos visto o desaparecimento de plantas, animais e seus habitats. As florestas tropicais, as savanas, os campos e as áreas de bosques estão sendo eliminadas; os brejos e pântanos estão sendo drenados e aterrados; os rios, córregos e riachos têm sido canalizados e bloqueados por represas. É cada vez maior o número de áreas aradas e cultivadas para produzir cereais e outros produtos. Além, é claro, de todas as imensas áreas que têm sido usadas para a pecuária intensiva. Cada uma dessas alterações modifica as condições primordiais para a sobrevivência de plantas e animais silvestres. O aumento da taxa de extinção de espécies de aves e mamíferos apresenta uma relação positiva com a curva de crescimento populacional humano dos últimos três séculos. O número de espécies raras, ameaçadas ou em perigo de extinção é cada vez maior. Quando paramos para ver tudo isso, chegamos a ficar desanimados com o poder destrutivo que o ser humano possui. Mas vale lembrar que nem tudo está perdido, pois existe também uma parcela de nossa sociedade que está preocupada em contribuir positivamente para evitar que todos esses danos se agravem ainda mais."




Comentários a respeito: A revolução industrial, é sim, até hoje, uma das maiores revoluções que já ocorreu no decorrer do tempo e causou grande impacto, entretanto, devemos parar e pensar um pouco mais no nosso meio ambiente, no ser humano, ambos estão sendo prejudicados e não percebem, digo isso por nós mesmo, que adoramos toda essa tecnologia, as vantagens que nos proporcionam. mas não sabemos o grande impacto que gera no meio ambiente.  Leiam o texto completo AQUI 

Exposição "Reverta - Arte e Sustentabilidade", na Oca

Como parte do projeto, fizemos uma visita na exposição "Reverta - Arte e Sustentabilidade", que está acontecendo no Parque Ibirapuera (até 5 de Julho). A exposição nos mostra o quão importante é a reciclagem do lixo, por meio da arte, tecnologia e a ciência. 


Será que o que vemos como lixo, é de fato, lixo? O que acontece com aquele papel que arrancamos do nosso caderno em sala de aula e jogamos fora? Para onde ele vai? 
Muitas vezes simplesmente jogamos fora aquilo que consideramos "lixo", sem saber que o simples fato de reciclá-lo de forma correta, pode ajudar o nosso meio-ambiente e ajudar na melhoria do nosso Planeta Terra, sendo assim, vantagem para todos. 

A exposição está muito legal para quem se interessa por assuntos do tipo. E ainda reúne uma sessão de jogos de aprendizagem, obras de artistas excelentes e muito mais. 

Confira fotos da exposição: 


Mudanças climáticas - Entendam o Assunto.

Muito tem sido falado sobre as mudanças climáticas, o efeito estufa e o aquecimento global. Embora interligados, esses três eventos não são sinônimos. As mudanças climáticas são alterações no clima geral da Terra ao longo dos anos, e são verificadas por meio de registros científicos de temperaturas, índices de chuvas, temperatura dos oceanos, entre outros critérios. Os estudiosos do clima vêm notando que, nas últimas décadas, especialmente após a Revolução Industrial, no século XIX, as temperaturas médias globais estão aumentando de forma significativa, e eventos climáticos extremos (secas, furacões e tempestades) têm se tornado cada vez mais frequentes.
Isso reforça a percepção de que a ação humana vem interferindo diretamente sobre o clima. O efeito estufa é um fenômeno natural e ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra é absorvida por gases presentes na atmosfera. A consequência é que o calor fica retido e não é liberado para o espaço. O processo é de vital importância para assegurar a vida na Terra, pois mantém o planeta aquecido. Entretanto, as principais atividades econômicas, como o transporte, a agricultura e a indústria, são realizadas com o uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás), que emitem gás carbônico (CO2) e outros gases que intensificam o efeito estufa – desencadeando o aquecimento global.



Gente, o vídeo que estou compartilhando nesses post, explica de uma forma melhor as mudanças climáticas, para quem não sabe do que se trata e tem interesse em sabe mais sobre o assunto. 


Sobre o nosso projeto: A Ecologia e o Desenvolvimento da Postura Cidadã


O projeto teve inicio esse ano com os alunos do 2º ano da escola E.E Professor Alberto Conte. Todo conteúdo que vai ser postado aqui estará sobre o supervisionamento da nossa professora de química, Rebeca, que deu início ao projeto. 

O projeto é discutido em classe, aquilo que nós julgamos ser importante estamos sempre compartilhando com nossos colegas e com nossa professora, e o mais legal é que estamos sempre aprendendo uns com os outros e esse conhecimento estamos passando adiante, afim de conscientizar as pessoas ao nosso redor. 
O projeto tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância que tem o cuidado com o nosso meio ambiente, quais as consequência se continuarmos a prejudicá-lo. É sempre bom lembrar que o futuro da nossa nação está nas nossas mãos, cabe a nós decidirmos se queremos ajudar ou prejudicar o nosso Planeta Terra. 


Parcerias

Grupo 1: http://jugulamamica.blogspot.com.br/

Grupo 2: http://consciouswaterk.blogspot.com.br/

Grupo 3: http://cruzerblab.blogspot.com.br/

Grupo 4: http://rumosustentabilidade.blogspot.com.br/

Grupo 5: http://aeeddpc.blogspot.com.br/

Grupo 7: http://gruposeteconte.blogspot.com.br/